La Vela Puerca - A Contraluz
Posted: quarta-feira, 7 de julho de 2010 by Max Rivera in : La Vela Puerca, Rock, Uruguai
Montevideo. Uruguai.
La Vela Puerca se formou ao final de 1995 e é uma das bandas uruguaias de maior projeção atualmente, sendo reconhecidos além de em seu país, na Argentina, México e Europa, principalmente na Alemanha e Espanha.
O terceiro disco deles, A Contraluz, produzido por Gustavo Santaolalla, foi lançado em 2004 e catapultou La Vela no mercado argentino principalmente após a gravação do videoclip de "De Atar".
Após o lançamento do disco, já em 2005, a banda fez quatro grandes shows no Estadio Obras em Buenos Aires e após isso uma celebração de 10 anos da Vela no Velódromo em Montevideo. Neste disco aparecem temas que já se converteram em clássicos da Vela Puerca, tornado-se presenças obrigatórias no set list dos shows deles: Caldo Precoz, Llenos de Magia, Zafar, Doble Filo, Sin Palabras...
Os uruguaios fazem o que eu chamo de rock platino, com fortes influências de ska, reggae e murgas. Uma grande característica deles é a seção de sopros, extremamente marcante e de uma presença incrível ao vivo. E aliado a isso estão as letras poéticas de Sebastián Teysera - el Enano - que divide os vocais com Sebastián "Cebolla" Cebreiro e que são muito bem assistidos pelo resto da banda.
A performance ao vivo deles é o que me faz dizer a todos para que fiquem atentos aos shows pela página da banda. Pois num golpe de sorte pode ser que esteja marcado um para alguma cidade mais perto das nossas fronteiras em um fim de semana, e afinal, o Uruguai é logo ali!
Aqui estão algumas fotos do show da Vela em Rivera, Uruguay - agosto de 2008 - feitas pelo fotógrafo Marcelo Curia. (todos os direitos reservados - 2008 © Marcelo Curia - favor não utilizar as imagens sem a devida autorização do autor)
Aqui está o video de uma das canções mais bonitas da Vela Puerca e que está neste album:
Para descarregar é só clicar na capa (ou no nome) do disco, lá no início do post.
Gostando do que ouviu, aquele toque: tenta sempre conseguir uma cópia original!











