Maná - Revolución de Amor

Posted: segunda-feira, 18 de outubro de 2010 by Max Rivera in : , ,
0

1986, Guadalajara - México.

É quando se estabelece a banda Maná.
Estes mexicanos, que fazem um som que vai da balada pop ao rock, passando por reggae e ritmos latinos, talvez sejam - ao lado da colombiana Shakira - os latinos que mais profundamente tenham plantado suas raízes em solo brasileiro.

Do que eu me recordo, as primeiras músicas que chegaram aos meus ouvidos, por mãos de uma professora, foram as do disco MTV Unplugged, um monte de sucessos com uma roupagem nova. E talvez isso tenha feito a banda ganhar um pouco mais de notoriedade por aqui, pois tendo em mãos a versão acústica, a galera saiu atrás de como seriam os originais.

E talvez por isso alguns leitores poderiam me reprimir dizendo: "tchê, o Maná já é bastante conhecido, tá no mainstream, não precisa da tua divulgação..." E eu poderia até concordar, mas existe um fato que eu acho muito importante, e que eu creio que ninguém - ou quase ninguém - saiba. No início de sua carreira, a banda fomentou um importante movimento musical: "Rock en tu idioma".
Isto era o meio dos anos '80, quando um bom rock devia ser obrigatóriamente cantado em inglês!



E somado a isso ainda tem a importante militância ecológica da banda, via Fundación Selva Negra, que participa e colabora ativamente com governos e particulares numa tentativa de que nossos filhos recebam um planeta em boas condições. Uma das canções mais engajadas para mim, é "Cuando los Ángeles Lloran" - vale a pena ouvir com atenção.

Voltando à música, o disco Revolución de Amor, foi o seguinte ao acústico. E foi na turnê brasileira (se eu não me engano, a primeira) do 'Revolución' que eu vi o Maná ao vivo pela primeira vez. E tive a sorte de o show ter acontecido no bar Opinião, que tem capacidade máxima para umas 2000 pessoas, o que garantiu um espetáculo com muita interação com o público - em sua maioria latinos residentes no Brasil.

Este disco produziu obras incríveis como 'Mariposa Traicionera', 'Eres mi Religión' e 'Ángel de Amor'.

Confere aí a lista de temas:
01. Justicia, Tierra Y Libertad
02. Ay, Doctor
03. Fe
04. Sábanas Frías
05. Pobre Juan
06. Por Qué Te Vas ?
07. Mariposa Traicioneira
08. Sin Tu Cariño
09. Eres Mi Religión
10. No Voy a Ser Tu Esclavo
11. Ángel de Amor
12. Nada que Perder
13. En el muelle de San Blas
14. Vivir sin Aire

A banda já prometeu um novo disco para o início de dezembro deste ano, mais especificamente no dia 7/12/2010. Enquanto esperamos "Drama y Luz" - nome do lançamento - eu deixo o link para ir curtindo o Revolución de Amor.

0 porradas:

Related Posts with Thumbnails

BlogBlogs.Com.Br