Joaquín Sabina - 19 Días y 500 Noches

Posted: quinta-feira, 28 de outubro de 2010 by Max Rivera in : , , , ,
0

Eis outro post difícil de escrever... São tantos fatos, tanta história, tantas coisas já escritas pelo mundo afora sobre o gênio de Úbeda, que eu fiquei relutante em escrever aqui.
Mas então eu pensei: "El Maestro pode ser que não tenha muitos seguidores aqui no Brasil, e com certeza não tem o reconhecimento que ele merece..." Daí veio a mais difícil, mas prazerosa tarefa - escolher um dos tantos discos dele para comentar.

De quem eu estou falando? Eu falo do poeta que acabou virando cantor, nascido na cidade espanhola de Úbeda a 12 de fevereiro de 1949, Joaquín Sabina.

Sabina começou a escrever os primeiros versos aos 14 anos, e aos 16 fez sua primeira aparição no meio musical, fazendo versões para músicas de Chuck Berry, Elvis e Little Richard.

Mais adiante, já universitário, participou de várias manifestações estudantis, o que acarretou em 1968, em um presente de natal nem um pouco bacana: seu pai, que era policial, recebeu uma ordem para que levasse Joaquín a Granada para que ele prestasse depoimento acerca de sua suposta militância em grupos políticos contrários ao regime Franquista.

Em 1970, por colocar um coquetel molotov em uma filial do banco Bilbao em Granada durante um protesto, vai à Londres, exilado. Para isso teve que falsificar seu passaporte e viaja sob o nome de Mariano Zugasti.


Em Londres Sabina teve que convencer os ingleses a não o repatriar, então consegue uma entrevista com o jornal Daily Mirror, onde passa a falsa notícia, que, devido à sua ideologia esquerdista, se voltasse à Espanha, lhe esperaria a pena de morte. Isso bastou para que as autoridades britânicas concedessem a Sabina um asilo político de um ano.

Durante sua estadia em Londres sua casa serviu de refúgio para membros do movimento de libertação basco, ETA, coisa de que se arrependeria tempos depois. Disse então Joaquín: "la izquierda de este país (España), a la que orgullosamente he pertenecido y creo pertenecer, debiera pedir perdón por su complacencia con ETA durante muchos años. Yo tuve en mi casa de Londres a etarras y era una gente encantadora que pegaban tiros en la nuca, algo que nos parecía una cosa muy graciosa en ese momento. Y hacíamos mal. Porque de aquellos polvos vinieron estos lodos. Así que creo que la gente como yo está muy obligada a estar muy en contra y a decirlo muy alto por cobardes que sean. Y yo lo soy como el que más".

Em 1977 consegue que o côsul espanhol em Londres lhe emita seu passaporte verdadeiro para que possa voltar à sua terra natal.
Montevideo, fev/2010 - foto: Manu do blog Dicen las Paredes
Daí pra frente tem muita história pra contar deste que é o maior cantor espanhol vivo, e um dos maiores de todos os tempos, um boêmio, poeta de rara estirpe, detentor de uma voz pesada e marcante, que mesmo após um derrame cerebral ocorrido em 2001, seguido de largos anos mergulhados em depressão, deu a volta por cima e segue cantando o amor, os bares, as putas, a bebida... mais Sabina do que nunca! Mas isso fica para outro post, para não deixar (mais) comprido este aqui.

Seguindo o baile, o disco que eu escolhi é um dos mais importantes da carreira de Joaquín. Lançado em 1999, e largamente premiado, eu te trago o 19 Días y 500 Noches.
Este disco precedeu a exitosa turnê acústica "Nos sobran los motivos" e nos presenteou com várias incríveis canções. Dentre todas eu destaco em primeiro lugar, e obviamente, a que dá o título ao disco. Mas também estão presentes a ótima e autobiográfica "Pero que hermosas eran" e outros clássicos, que, ao invés de ficar nomeando uma a uma, fica mais fácil te passar o tracklist do disco!

Então, sem mais, confere aí o que traz este discazo:
1. Ahora que...
2. 19 Días y 500 noches
3. Barbi superestar
4. Una canción para la Magdalena
5. Dieguitos y mafaldas
6. A mis cuarenta y diez
7. El caso de la rubia platino
8. Donde habita el olvido
9. Cerrado por derribo
10. Pero qué hermosas eran
11. De purísima y oro
12. Como te digo una "co" te digo la "o"
13. Noches de boda

E pra não te deixar esperando pelo disco, que tu descarrega clicando aqui neste link, aí abaixo tem uma pequena amostra do que está no disco. Aperta o play aí!

0 porradas:

Related Posts with Thumbnails

BlogBlogs.Com.Br