Ska-P - ¡¡Que Corra la Voz!!

Posted: terça-feira, 7 de setembro de 2010 by Max Rivera in : , ,
0

Finalmente um post no Porrazo al Oído sobre esta que é uma das prediletas da casa!
Já tem algum tempo que eu vinha postergando esta matéria sobre uma das maiores bandas do cenário íbero-americano, os espanhóis do SKA-P.

Em 1994 nasce a banda. A formação inicial contava com Pulpul (guitarra e voz), Julio (baixo), Kogote (teclados e coros), Toni Escobar (guitarra solo e coros) e Pako (bateria). O início não podia ser outro que tocar em pequenos lugares, quase sem platéia,  praticamente pagando para manter a banda, e outras dificuldades que são comuns à maioria das bandas iniciantes.
Mas aos poucos - e principalmente depois da gravação do seu primeiro disco, autointitulado, no mesmo ano - o povo começa a ouvir falar de uma banda de Vallekas que tocava ska e com umas letras um tanto radicais, militando contra as touradas, contra o racismo, contra a xenofobia, contra a corrupção política, etc.


Uma coisa interessante - e pra mim um tanto hilária - é uma definição da banda que eu encontrei na Wikipédia:
"Apesar dos pontos de vista radicais da banda, ela é uma das mais populares de ska na Espanha e Europa".
Pois eu vejo exatamente o oposto, os pontos de vista defendidos pelo Ska-P é que fazem com que eles tenham tamanho sucesso, inclusive fora do velho continente, pois os caras já são referência também na América Latina e inclusive aqui no Brasil, mesmo não sendo um país de língua hispana.

Voltando à história da banda, em 1995 Toni deixa o grupo e é substituído pelo Joxemi. Também é neste ano que entra oficialmente para a banda o showman Pipi, que antes costumava fazer algumas aparições durante os shows com seus famosos disfarces, além de dar uma mão ajudando a carregar e desgarregar o material para os concertos.
Em 1998 Pako deixa a banda e entra em cena o Luismi, deixando assim, completa a formação que segue tocando junta até hoje.
Durante estes anos todos a banda cresce em popularidade e sai do circuito de shows espanhol para tomar de assalto a Europa e a América Latina, ganhando cada vez mais seguidores.


Em 2005 veio a notícia que ninguém queria escutar ou até mesmo acreditar: o Ska-P nos saudava com um ¡Hasta siempre! E eles estavam parando.
Por quanto tempo a banda iria dar um tempo ninguém sabia. Tampouco a banda se pronunciava se seria por um, dois, seis anos ou para sempre. Agonia geral entre os seguidores e tempos de muita especulação sobre o futuro...
Mas felizmente, em 2008 a banda resolve se reunir - e completa - para compor, gravar e fazer novas turnês.

Bueno, hoje eu vou apresentar o disco com o qual eu conheci a banda: ¡¡Que Corra la Voz!!
Gravado em 2002, e ainda sem uma sessão de sopros - último disco com o Kogote fazendo as vezes de sopros com o teclado - o álbum tem 12 temas absolutamente fodásticos!
As letras, sempre ácidas, falam desde o cruel abandono de animais, das crianças criadas na guerra, sobre a opressão de Israel, drogas a outros assuntos igualmente polêmicos.
Musicalmente eles se mantêm fiéis ao estilo que os consagrou: o ska-punk. Mas nada muito radical, pois eles abrem espaço para outros estilos como rock, reggae, polka e inclusive valsa!

Sinceramente, não tem como destacar uma ou outra canção, pois várias delas viraram clássicos e figurinhas carimbadas, de presença obrigatória no setlist de qualquer show dos caras.
Então vai ouvindo aí um pouco do que te espera quando tu tiver em mãos a tua cópia do  ¡¡Que Corra la Voz!!.

E o link pra descarga é este. Dá uma conferida também no MySpace da banda.

0 porradas:

Related Posts with Thumbnails

BlogBlogs.Com.Br