Celtas Cortos - Nos Vemos en los Bares

Posted: domingo, 8 de agosto de 2010 by Max Rivera in : , , ,
0

"Hola compas. Queríamos enseñarlos un álbum de fotos familiar. Son fotos con formato de canción, que se han pegado a nuestro pellejo, y han marcado nuestra existencia para bien o para mal.
Las que salen en este álbum no son mejores o peores, son sólo canciones que nos han ido enseñando el camino.
¿Queréis verlas?"

Assim se inicia o texto assinado por Jesús Cifuentes, e que está no encarte de "Nos Vemos en los Bares", disco gravado ao vivo na casa dos caras, Valladolid (Espanha) nos dias 6 e 7 de fevereiro de 1997.
Quem são os caras? Celtas Cortos.

A banda, criada em 1984, e ainda na ativa, faz o que eles chamaram em seu primeiro disco, o Salida de Emergencia de 1989, rock celta.
É uma fusão de rock, reggae, ska e a música folclórica celta, parte da herança cultural bem presente no norte da Espanha.
E para fazer este som a banda lança mão de um arsenal de instrumentos: acordeona, guitarra, bandolin, gaita de foles, baixo, saxofones, violão, flautas, bateria, whistle, violino, percussões, teclado, charango e trombone.


Mas o nome da banda não se originou deste rótulo. Bem, não só disso.
No início, Nacho tocava bateria e Cifuentes tocava baixo em uma banda folk chamada Almenara. Mais tarde, por ocasião de um concurso de bandas, Carlos Soto, César e Oscar chamam estes dois para se apresentarem como Colectivo Eurofolk, e acabam vencendo o concurso.

Vendo que a coisa podia ser séria, eles resolvem não dissolver o grupo como estava inicialmente previsto e adotar um novo nome, que os iria acompanhar por toda a futura carreira. Numa brincadeira, Nacho sugere que se chamem como os cigarros que ele fumava, Celtas Cortos, o que foi aceito por unanimidade.

Voltando ao disco em questão, Nos vemos en los bares ganhou este nome por ser esta a saudação que a banda dava ao público no encerramento de todos os shows.

O registro ao vivo é incrível, a energia que a banda coloca em palco somado a inconfundível voz de Cifú faz com que o público seja praticamente parte da banda, sempre cantando junto.

E aqui nós temos os grandes clássicos dos Celtas Cortos, como 20 de Abril, Cuentame un Cuento, Tranquilo Majete, La Sienda del Tiempo e outros.
Curte aí o video da caribenha e altamente dançante Romance de Rosabella y Domingo, com a participação de Javier Ruibal :

Clica aqui e pega o teu Nos Vemos en los Bares!

0 porradas:

Related Posts with Thumbnails

BlogBlogs.Com.Br